segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aliança de Deus com Abraão e a igreja de hoje!


Aliança com Abraão
        Quando o Senhor chamou a Abraão para uma vida com Ele, e o pai da fé largou tudo para seguir o Deus do desconhecido, algo mais profundo ainda estava por vir, como nos sabemos essa narrativa bíblica é só o inicio da caminhada de Abraão mas nessa jornada o próprio Deus diz ao seu servo que haviam grandes planos para sua vida e o próprio Deus é que se responsabilizava por tomar conta da sua vida e dos seus dizendo que tiraria dele uma grande nação e traria bênçãos sobre aqueles que o abençoassem, mas em um determinado momento o Senhor fala com o seu servo e faz uma aliança com ele.
        Mas o homem estava muito aflito pois ele ouviu a voz de Deus mas ainda não tinha visto nada acontecer pelo menos não aos seus próprios olhos e ele se desespera e fala para Deus em um dialogo  olha eu ainda não tenho filho e tenho um mordomo e o Senhor me prometeu uma grande nação, mas Deus responde para abraão que a promessa está de pé e que a sua descendência iria sair de suas entranhas e que não seria filho de seus empregados, é ai que vem a aliança entre ele e Deus.
        Nesta curiosa aliança ao menos pelo ritual que foi feito olhando sobre um prisma contemporâneo fica um pouco difícil de compreender aos nossos olhos, mas o Senhor que sabe todas as coisas chama o homem para registrar um pacto na maneira que ele conhece e segundo os costumes da sua época onde ele manda abraão pegar animais segundo os costumes uma bezerra, uma cabra, um carneiro ambos de três anos uma rola e um pombinho e entre este animais ele teria que dividir ao meio os quadrupedes mas as aves não, e assim o faz, neste momento o Senhor faz o homem dormir, neste dormir eu consigo enxergar uma mensagem profética onde o Senhor nos diz no novo testamento que a velha criatura tem que morrer para nascer uma nova é neste momento que grande espanto e escuridão caem sobre ele este sono podemos compreender como o mesmo sono que o Senhor trouxe sobre Adão no principio e Deus começa a revelar a abraão os termos da aliança dizendo que sua geração seria peregrina mas não seria amaldiçoada e nem passariam por privações pois era o operar de Deus sobre as outras nações até que houvesse o tempo de o Senhor julgar os outros povos e vem o Senhor em forma de fogo e passeia no meio dos animais como maneira de demonstrar que ele assume um pacto com seu servo e dando a terra para a descendência de Abraão.
        Este homem que como todos nos fraqueja não espera a promessa do Senhor e tem um filho com uma de suas servas nascendo assim Ismael, mas o Senhor torna a falar com Abrão e diz que a promessa está de pé e começa logo trocando o nome de Abrão para Abraão para torna-lo nova criatura consequência da aliança feita lá atraz e traz as promessas de volta a lembrança daquele ancião que um dia se chamou Abrão e traz mais uma nova estipulação e ordena a circuncisão como forma de demonstrar a aliança entre ambas as partes e logo corre Abraão para circuncidar-se e ao seu filho e sues servos, e Deus torna a falar com ele e o diz que seu filho seria de sarai mas agora o seu nome seria sara Abraão não crer nisto e chega a rir, mas Deus diz que abençoaria a Ismael mas a promessa era com Isaque.
        Chegou o tempo que o Senhor determinara e Isaque nasceu, Abraão está maravilhado, mas em uma bela noite o Senhor torna a falar com Abraão e dizer olha só quero que me ofereça seu filho em sacrifício e Abraão dá ouvidos a voz de Deus arruma o necessário e sobe o monte como o Senhor determinara e ai com muita dor no coração abraão se prepara para o holocausto consigo enxergar aqui uma outra mensagem profética a que Deus entrega seu Filho Jesus para morrer por nós na cruz e quando toma o cutelo para imolar seu filho o anjo do Senhor uma teofania fala com Abraão para ele parar, na mesma hora ele dá ouvidos a voz de Deus e o Senhor prova que vale a pena ouvir sua voz e obedecer seus mandamentos.
        Em nossas vidas e em nossas igrejas deveríamos tomar nosso pai na fé Abraão como exemplo pois não são muitos os casos onde vemos os homens que se dizem de Deus colocar os pés pelas mãos e deixar a promessa do Altíssimo de lado por trocar as coisas do alto por besteiras mundanas, temos que aprender a confiar no Senhor sem esperar recompensas ou favores em troca, muitos tem que aprender a para de barganhar com Deus dizendo que só faz algo se o próprio Deus lhe der algo em troca, temos que aprender a confiar em Deus ao primeiro chamado ainda que não saibamos o proposito por completo temos que sair de nossas terras ou seja do nosso estado de conforto para fazer a obra do Senhor temos que acreditar na aliança que já foi feita na cruz do calvário e viver aquilo que o Senhor tem para nossas vidas a igreja atual precisa aprender a ouvir a voz de Deus ainda que seja no momento mais difícil ainda que a promessa pareça que não vai se cumprir.
        A igreja precisa confiar em Deus ainda que Ele não queira fazer nada em nosso favor, confiar só porque Ele é Deus e ponto final, afinal fé é a certeza do que não vemos e se Deus não quiser mostrara nada ainda assim temos que confiar.
        A igreja precisa deixar Agar de lado e se voltar para Sara e Isaque pois, em nossos dias vemos uma igreja que se corrompe com a teologia da prosperidade e tem esquecido a mensagem da cruz, e quer ver o Senhor realizar a promessa com Ismael, mas o Senhor vai realizar com Isaque, mesmo que pareça o fim e não tenha mais jeito o Senhor ainda vai trazer Isaque no meio do seu povo, e vai conduzir sua igreja de volta a mensagem da cruz.
        Por fim que possamos como igreja confiar no Senhor de todo o coração com toda força e todo entendimento e viver o que Deus sonhou para nossas vidas.
  
 Que sirva de edificação para sua vida 
                                   Que a paz de Cristo repouse sobre sua vida
                                                    Pr. Isaac Barbosa

Nenhum comentário: